quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Jogos Mortais


JOGOS MORTAIS





Estrelado por Cary Elwes (A Princesa Prometida), Danny Glover (Máquina Mortífera), Monica Potter (Con Air- A Rota da Fuga), Michael Emerson (série Lost), Ken Leung (série Lost), Benito Martinez (série The Shield- Acima da Lei), Dina Meyer (Tropas Estelares), Shawnee Smith (A Bolha) e Tobin Bell (Máscara Negra 2)
Dirigido por James Wan
Ano: 2004


Um dos maiores sucessos do cinema de terror dos anos 2000 que deu origem a uma interminável série que teve altos e baixos, esse primeiro exemplar é um filmaço com um roteiro excelente, ótimos atores, reviravoltas surpreendentes e lógicas (sem a forçação de barra de outros filmes), essa produção foi uma das que tornaram a ultra violência popular e um sucesso de público.






Um homem acorda dentro de uma banheira em uma sala escura, tem outro homem na sala que consegue acender a luz  e eles se vêem em um banheiro imundo com um corpo no meio da sala. Os homens são o Dr. Lawrence Gordon e o fotógrafo Adam, os dois estão acorrentados pela perna e ficam desesperados com a situação.




Gordon está mais calmo e consegue raciocinar ao ver um relógio novo na sala enquanto Adam encontra uma fita cassete no bolso já o dr. Gordon tem uma fita, uma chave e uma bala. O cadáver no meio da sala tem um gravador e um revólver na mão e então Adam tem que conseguir pegar o gravador para escutar as mensagens.




Eles conseguem escutar as mensagens do psicopata Jigsaw, Adam é um voyeur que irá se ver com o seu passado enquanto o Dr. Gordon terá que matar o seu oponente para sobreviver, segundo a mensagem os dois foram envenenados e ele sequestrou a esposa de Gordon,  Alison e sua filha Diana e se ele não matar Adam até as 18:00 elas serão mortas.




Eles seguem uma pista da mensagem e encontram duas serras, eles tentam cortar as correntes mas não dá certo, segundo Gordon não é para cortar as correntes e sim os pés. Ele sabe quem está fazendo isso com eles, é um cara que gostava de jogos mortais e Gordon conta a história de como se tornou suspeito pelos crimes.




Os detetives David Tapp, Sing e Kerry encontram o corpo de um homem que foi vítima de Jigsaw, um suicida que tinha que passar por um labirinto de arame farpado para sobreviver mas ele não conseguiu. A próxima vítima foi um homem que foi envenenado e teve o corpo besuntado de óleo inflamável e tinha que usar a iluminação de uma vela para achar a combinação de um cofre mas acabou morrendo queimado.




No local de um dos crimes os detetives encontram uma caneta com as digitais do Dr. Gordon e Tapp e Sing vão interrogá-lo e o levam até a delegacia. Para validar seu álibi, Gordon tem que contar que estava traindo a esposa mesmo assim os detetives ainda desconfiam dele e o fazem escutar o testemunho da única pessoa que sobreviveu a esses jogos mortais.




O nome dela é Amanda, uma garota drogada que foi pega junto com o namorado, ela está com um dispositivo que irá estourar o seu rosto em 60 segundos se ela não abrir a armadilha, a chave está no estômago do namorado e ela terá que revirar suas entranhas para conseguir sobreviver. Amanda consegue vencer esse jogo sangrento e agora ela tem uma nova perspectiva da vida.




Adam e Gordon descobrem que estão sendo gravados, a seguir vemos como o psicopata capturou Alison e Diana graças a indiferença de Gordon para com a família. O detetive Tapp ficou obcecado pelo casso do Jigsaw e tem certeza que Gordon é o assassino então montou uma campana na frente da casa dele.




A obsessão de Tapp faz com que ele veja as fitas de Jigsaw várias vezes até conseguir uma pista e ele descobre o local do esconderijo do criminoso. Tapp e Sing vão até lá onde encontram todas as coisas de Jigsaw inclusive os planos das armadilhas e seu boneco, quando Jigsaw chega ele percebe que tem algo errado e foge.




Os detetives o perseguem mas eles caem em uma de suas armadilhas que resulta na morte de Sing enquanto Tapp é degolado mas milagrosamente consegue sobreviver e depois disso ele foi afastado da polícia e agora dedica sua vida a encontrar o assassino que matou seu parceiro.




Na parede do banheiro eles encontram um celular que só recebe chamadas e um cigarro que está envenenado e Gordon lembra como ele foi sequestrado na garagem do prédio onde trabalha. Eles tentam enganar Jigsaw mas descobrem que as correntes estão eletrificadas e Adam também se lembra de como foi sequestrado em seu apartamento.




Gordon recebe uma ligação da filha desesperada e também fala com a esposa que lhe diz para não confiar em Adam e que ele sabe o que está acontecendo. Adam confessa que estava seguindo Gordon para provar sua traição e quem o contratou foi ninguém menos do que Tapp.




Gordon descobre que o homem que está com sua mulher e a filha é Zep, um enfermeiro do hospital e o tempo que eles tinha para cumprir a tarefa acaba. Alison consegue se soltar e ela enfrenta Zep e consegue desarmá-lo e pega o celular. Alison fala com Gordon mas Zep a ataca e só escutamos um tiroteio que acaba com a chegada de Tapp.




Zep tenta fugir mas é perseguido por Tapp e ele acaba matando o detetive. Gordon fica desesperado depois de ouvir o tiroteio o que o leva a cortar o próprio pé para conseguir fugir do cativeiro numa das cenas mais angustiantes já mostradas no cinema especialmente pela resolução do caso.




Gordon atira em Adam e quando Zep chega ele diz que é tarde demais porém essa história ainda revela algumas surpresas e uma grande reviravolta final que irá mudar toda a história e apresentar para o público uma música tema marcante e um dos mais sádicos vilões do cinema.




Tenso, violento e surpreendente, um filme que já nasceu clássico, uma história que sempre vale a pena rever, provavelmente o melhor de toda a série. Cary Elwes está fantástico como o Dr. Gordon e Danny Glover faz um policial obcecado muito bem, o restante do elenco além de competente ainda ficou conhecido depois do sucesso do filme incluindo a futura dupla de Lost, Ben Linus e Miles. Destaques também para a edição que consegue alternar o tempo real com os flashback sem ficar confuso e os cenários que são sujos e claustrofóbicos, o que é mais impressionante levando-se em conta o baixo orçamento da produção. Outro ponto a ser destacado é a excelente dublagem, um filme altamente recomendado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário